Pular para o conteúdo principal

UFPE homenageia educadora

PORTAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA

Pioneira da arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa, aos 81 anos, é reverenciada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o título de Professora Honoris Causa. A homenagem destaca a sua trajetória na direção do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP e como professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), também da USP. A cerimônia será realizada nesta terça-feira, dia 13, às 10 horas, no Auditório João Alfredo da Reitoria da UFPE.

Entre os diversos motivos para a concessão do título, os proponentes do Centro de Educação da UFPE divulgaram um documento destacando a sua proposta educativa, contra-hegemônica aos modelos trazidos da Europa em relação ao ensino da arte, que em muitos momentos serviram como “instrumento de alienação e exclusão”. O documento atesta: “A professora Ana Mae Barbosa constrói e reconstrói dialeticamente a posição de que a educação do ser humano precisa ser compreendida como um ser de trabalho e de ação potencialmente transformadora do mundo”.

Ana Mae Barbosa atua nos cursos de doutorado em Ensino e Aprendizagem de Arte, que implantou na ECA, e de mestrado e doutorado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Ela ensinou em universidades inglesas e americanas, entre elas a Yale University e a Ohio State University.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE