Pular para o conteúdo principal

Indígenas Fulni-ô vão a Museu do Paraná comemorar mês do índio


Jaelson Lucas / ANPr

Em comemoração ao Dia do Índio, em 19 de abril, o Museu Paranaense (MP) recebe em vários dias do mês os indígenas Fulni-ô, do interior de Pernambuco. O grupo vai à Curitiba para divulgar sua cultura, com danças, rituais e artesanato. 

O diretor do MP, Renato Carneiro Jr., comenta: “será uma ótima oportunidade para conhecer a cultura, danças, cantos, pinturas corporais, além de objetos e adornos de uso cotidiano e o ritual do povo Fulni-ô”.


Os artesanatos - colares, cocares e pulseiras - estarão à venda e todo o valor adquirido será revertido para a própria aldeia. 

Fulni-ô - Os Fulni-ô habitam o município de Águas Belas, a 273 quilômetros de Recife-PE. É o único povo indígena do Nordeste que conseguiu preservar a própria língua, chamada Ia-tê, assim como o sigiloso ritual Ouricuri, que acontece em agosto. 

Agendamento de grupos
A visita do grupo é uma ótima chance para quem quer conhecer mais sobre os indígenas e para que grupos escolares possam aprofundar o contato com a cultura indígena.


Serviço
Mês do Índio no Museu Paranaense
Exposição e venda de artesanatos do povo Fulni-ô
Quando:  10 (terça), 12 (quinta), 15 (domingo), 19 (quinta - manhã), 24 (terça), 26 (quinta), 29 de abril (domingo) e 03 de maio (quinta).
Horários: terças e quintas das 9h às 17h; domingos das 10h às 12h.
Entrada gratuita
Museu Paranaense
Onde: Rua Kellers, 289 - São Francisco – Curitiba - Paraná
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados e domingos das 10h às 16h
Informações (41) 3304-3300 | www.museuparanaense.pr.gov.br
Fonte: SEEC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE