Pular para o conteúdo principal

Nobuyuki Sugihara inaugura a exposição “O Navio das Conchas”

Desde 2009, a Galeria Maumau está instalada em uma casa construída em 1938 que, em seu quintal, contém árvores frutíferas, plantas ornamentais e uma pequena horta. Resistindo  à intensa especulação imobiliária e à crescente verticalização do bairro do Espinheiro, o espaço cultural se configura como um oásis num dos principais gargalos de trânsito existentes na cidade do Recife/PE/Brasil.
Ponto de convergência para a criação artística e espaço aberto para o debate engajado, a Maumau é aberta ao compartilhamento de ideias, saberes, experiências e afetos. As ações articuladas pelo/no espaço têm caráter orgânico e priorizam a desaceleração. Um tempo para a criação mais humano. Foi dentro desta filosofia de viver e criar que o projeto O Navio das Conchas, do artista e performer japonês Noboyuki Sugihara, foi selecionado, dentre artistas de diversos países (como Argentina, Colômbia, Alemanha, Marrocos e Sérvia), como o vencedor do Edital Residência Verde, que tem como foco o diálogo entre arte e natureza, entre o fazer artístico e relações possíveis com o ambiente em que vivemos.
Em O Navio das Conchas, Sugihara propõe conectar imageticamente o mundo através do mar. Para o artista “quando as pessoas enfrentam diretamente a natureza, o sentido primitivo retorna ao nosso sentimento. A arte nasce neste momento. A natureza, então, não é algo fora de nós”. Viajando pelo mundo em diversas residências (Estados Unidos, Irlanda, Coreia, Índia, Irlanda, dentre outros), o japonês articula a vivência cultural nesses lugares, com obras elaboradas a partir de materiais naturais, na busca de um lugar onde homem e natureza se complementam.
Na Maumau, a residência de Nobuyuki Sugihara se inicia nesta segunda-feira (21) e estende-se pelos próximos 10 dias, já a exposição de Noboyuki Sugihara abre no dia 31/5 (quinta-feira), às 19h. Durante a residência, Sugihara propõe um workshop em que os participantes constroem seus próprios “navios de conchas”. As inscrições são gratuitas, e o candidato interessado deverá mandar carta de intenção para galeriamaumau@gmail.com. O encontro acontecerá no próximo sábado (26), das 14h às 17h, na Maumau.
O Edital Residência Verde faz parte do projeto Maumau Laboratório – Ano II, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura, e é concebido e coordenado pelas artistas Irma Brown e Lia Letícia.
Serviço
- Workshop Fabricação de Navios com Nobuyuki Sugihara: 26/5 (sábado), das 14h às 17h
- Exposição O Navio das Conchas – Mito Tecelagem de Nabuyuki Suguhara
Abertura: Dia 31/5 (quinta-feira), às 19h
Visitação: 1º/6 a 30/6 (de quinta-feira a sábado, das 15h às 20h)
Inscrição para workshop e informações: galeriamaumau@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE