Pular para o conteúdo principal

Evento discute a importância da acessibilidade na cultura e artes

Palestras, oficinas, mesas de debates, apresentações artísticas compõem a programação da quarta edição do Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, realizado no Sesc de Santo Amaro da quarta-feira (2) ao sábado (5). O evento procura manter sua proposta, provocando reflexões sobre acessibilidade e inclusão.

Neste ano, também haverá um "LAB de artista", espaço para compartilhamento de processos e experimentações de artistas com e sem deficiência.  Entre os convidados para participar dos debates e ministrar as oficinas, estão professores, gestores culturais, atores e atrizes, especialistas na área de inclusão e acessibilidade comunicacional.

“Durante o Encontro as reflexões e debates tratam da cena enquanto vida, que atravessa o cotidiano, a educação, a cultura, a tecnologia, as diversas linguagens artísticas, a forma de ser e estar no mundo, e, a acessibilidade como pulsações inclusivas que lampejam mudanças para e com as diversidades humanas”, ressalta Andreza Nóbrega, fundadora e coordenadora do projeto, em comunicado enviado para a imprensa.

Confira a programação completa:

LOCAL: Teatro Marco Camarotti - Sesc Santo Amaro
2 de maio (quarta-feira)
9h - Mesa de abertura: Gestores culturais e representantes de Instituições que desenvolvem ações pela inclusão de todos os públicos.
10h - Mesa de conversa: "O artista em questão: pelo direito de "ser artista com deficiência: Artes: cultura e identidade surda", com Cristiano Monteiro (UFPE). Mediação: Andreza Nóbrega (PE)
14h - Palestra "Para além do Theatron: a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual" com Letícia Schwartz (RS). Mediação: Renata Tarub (PE).
16h - Mesa de conversa: "Mostra Inclusiva Dançabilita - da semente aos frutos" com Renata Tarub (PE)
17h  - Demonstração de trabalho formação da turma de Dança do Ventre Inclusiva com Cia Renata Tarub (PE)

3 de maio (quinta-feira)
9h-13h e 14h-18h - Oficina "Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, com Letícia Schwartz (RS)
9h-12h e 13h-17h - Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h - Lab de Artista I com alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação de Cristiano Monteiro (PE), com Alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação do Prof. esp. Cristiano Monteiro - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre LIBRAS (NEPEL).

4 de maio (sexta-feira)
9h às 13h - Oficina “Adaptação de material: recursos alternativos para Pessoas com deficiência visual” com Patrícia Pordeus (PE) 
ANTÔNIO CARDOSO/DIVULGAÇÃO
9h-12h e 13h-17h - Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h às 19h - Lab de Artista – Experiri com Alunos/Atores e Alunas Atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE)
Apresentação da comunicação sobre o projeto – “ExpeririLab de Artista: Pesquisa de Intervenção no Teatro com pessoas com deficiência visual” com Andreza Nóbrega (PE)

5 de maio (sábado)
9h às 13h - Oficina "Divulgação Acessível” com Andreza Nóbrega (PE)
14h - Apresentação artística de espetáculo de Dança com AD e Libras seguida de bate papo com artistas e equipe de acessibilidade. Espetáculo TANDAM da Cia. Etc. (PE)
15h- 17h - Mesa redonda "No trombone: processos de acessibilidade em espetáculos cênicos" com Relato de experiências e iniciativas de artistas e/ou produtores pernambucanos na área do teatro e inclusão com RaphaSantaCruz(PE)/ Agrinez Melo(PE)/ Mediação: Rita Marize(PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE