Pular para o conteúdo principal

Eventos sociais e culturais retomam a partir desta segunda-feira (28) em Pernambuco

Por Eduarda Barbosa / FOLHA PE





 Um novo passo foi dado com a liberação para a retomada gradual dos eventos sociais (como batizados e casamentos) e os culturais (como apresentações, cinemas e teatros). É que esse avanço permite que novas atividades sejam reabertas no Estado, até então totalmente fechadas devido ao contágio em alta da Covid-19. A partir de hoje, o Governo de Pernambuco libera a volta desses eventos na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Sul e Mata Norte, além da Gerência Regional de Saúde (Geres) 4, que tem Caruaru, no Agreste, como cidade polo. Assim, essas regiões são as primeiras a entrarem na Etapa 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. Neste primeiro momento, essas atividades só poderão ser realizadas com até 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço (o que for menor), além de horário limitado das 6h às 00h.


Empresa de gestão de venda de ingressos para eventos culturais, a Bilheteria Digital começou a trabalhar para planejar a volta de eventos em breve. “Para até 100 pessoas, inviabiliza alguns formatos de eventos, mas sabemos que foi um pontapé inicial para não perder o controle da pandemia. A perspectiva é de surgir eventos no decorrer de outubro em mesas e públicos sentados, como shows em teatros e apresentações culturais. Depois, daqui a um mês, teremos opções mais apropriadas para realizar”, disse o diretor comercial da Bilheteria Digital, Rosemberg Lima.

A presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos Regional de Pernambuco (Abeoc-PE), Tatiana Marques, disse que a partir de agora os profissionais do setor vão começar a se preparar. “Ainda não representa melhora no faturamento porque os eventos ficaram sete meses parados. Mas é um alívio porque é a certeza de que as pessoas podem estudar o protocolo, preparar e treinar as equipes. Os clientes estavam sem querer planejar seus eventos e agora já temos noivas, por exemplo, dando o aval para retomar a preparação da festa de casamento”, comentou Tatiana.

Em relação aos cinemas dos shoppings centers, a Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce) informou que, a partir de hoje, a maioria desses cinemas devem fazer a manutenção, sinalização e outros ajustes pedidos pelo governo. Nenhum informou oficialmente a data de retorno, mas alguns sinalizaram a volta para a quinta-feira.

A partir de hoje também, as Geres 9 e 10, com cidades polo em Ouricuri e Afogados da Ingazeira, respectivamente, no Sertão, vão poder avançar para Etapa 8 do Plano. Isso permite a reabertura de museus e espaços de exposição, além da ampliação de 100% da carga para os serviços de escritórios. As regiões que não tiveram avanços hoje vão continuar na Etapa que já estão, a de número 8. Com essas duas Geres do Sertão entrando na Etapa 8, todo o Estado se encontra na fase verde, que antecede o chamado “novo normal”.

Daqui para frente, as previsões são de avanços para as Etapas 9, 10 e 11, a depender dos números de contágio em cada região. Se os dados da Covid-19 seguirem com tendência de queda, todas as cidades do Estado estarão na Etapa 11 até o dia 9 de novembro. O Governo informou que a Etapa 10 prevê a ampliação dos eventos corporativos, sociais e culturais para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor, e a Etapa 11 é quando todas as atividades voltam a funcionar com cargas específicas, o considerado “novo normal”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE