Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional do Escritor: Xuxa anuncia livro infantil


O dia 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, é uma data escolhida para homenagear esses profissionais indispensáveis para educação e cultura. São eles quem eternizam assuntos, histórias e fatos. Sejam livros didáticos, de ficção, histórias fantásticas, narrativas breves, crônicas, análises não ficcionais do passado ou do presente. Todas elas foram escritas por alguém.

A data foi oficializada em 25 de julho de 1960, data da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE), na época presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior.

Xuxa



A apresentadora Xuxa, mais conhecida como “rainha dos baixinhos”, vai ingressar na carreira de escritora de livros infantis e pretende publicar obras educativas, com temas como veganismo e também LGBTQIA+, procurando demonstrar o valor da diversidade desde a infância.

“Tem um (dos livros), que é o meu xodó, que é a história da Maia. Uma menina arco-íris, que tem duas mães, que é minha afilhada. Fiz esse livro pensando em tudo o que a gente está passando, tanto preconceito, tanta discriminação, tanta gente julgando as pessoas pelas suas escolhas, condições ou vontades. Aí eu tentei colocar de maneira lúdica, bonita, para que as crianças possam entender que o amor é mais importante do que qualquer coisa”, afirmou Xuxa Meneghel.

O livro provavelmente será feito pela Editora Globo.

“A importância da criança olhar para o bichinho e não ser aquela coisa específica “eu gosto de cachorro e gato, mas não tô nem aí para a vaca, para a galinha ou para o peixinho”. E aí também botei dessa maneira e acho que eu vou conseguir chegar onde eu quero”, completou durante a entrevista para o OtaLab.

Obras Literárias

A Capricho preparou uma lista repleta de livros com temática LGBTQIA+, confira:

Você tem a vida inteira (Lucas Rocha)

Sinopse: Um livro sensível sobre o amor após um diagnostico de HIV. O livro de estreia de Lucas Rocha é sensível e honesto sobre um assunto que ainda é um grande tabu.

As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três.

Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas, principalmente, conta uma história que não é sobre culpa ou sobre estar doente, e sim sobre como podemos formar nossas próprias famílias e sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.

Não inclui manual de instruções (T.S. Rodriguez)

Sinopse: Gemma não quer que seu filho Conor, um premiado escritor no espectro do autismo, termine sozinho e decide assumir a tarefa de encontrar o namorado perfeito para ele.

Não será nada fácil para Aidan, o escolhido; Conor é sincero demais, obcecado por seus livros e nunca ri das piadas dele!

Prepare-se para sentir o coração aquecido e se divertir com as armações de Gemma, a sinceridade de Conor e a espontaneidade de Aidan. Esse livro é tão fofo e apaixonante, que nunca mais fará você duvidar do amor.

Tash Tolstói (Kathryn Ormsbee)

Sinopse: Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é- o que Tolstói faria?

Parabéns escritores!

Parabéns a todos os escritores que trazem tantas informações a seus leitores e, principalmente, parabéns a todos que compõe a redação da PaisAfetivos por este grandioso dia! Amanda Gonzalez, Fabiana Panini, Geraldo Ramalho e nossa colaboradora e jornalista, Thais Eloy. Um forte abraço! É o que deseja sua redatora-chefe Gabriella Silva (TALENTOSPE) e todos da PaisAfetivos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE