Pular para o conteúdo principal

Texto baseado na poesia VIDA SERTANEJA - PATATIVA DO ASSARÉ





Texto baseado na poesia VIDA SERTANEJA - PATATIVA DO ASSARÉ
Não sou matuta, não sou sertaneja,
e graças a Deus não sou pobre.

Não tenho gado mas não falta queijo,
os ouro são falso e não sei nem o que é cobre.

Sou Recifense e sou "praiêro",
também trabalho o dia inteiro,
no inverno ou no verão
Mas admiro os rocêro, de mãos calejada,
sofrendo na quentura do sertão.

Por força da natureza, 
ou por amor aos dialetos nordestinos,
escrevo o amor, diversidade e até a desnutrição dos nossos meninos. 

Não gosto muito de falar de riqueza ou de qualquer tipo de glória,
Os heróis de hoje em dia, para mim jamais farão história.
É Tudo abusando com os seus brazão,
Nem o mar mais escapa.
Com tanta enchente e inundação,
também canto minhas mágoas em ver lá no meu sertão
os pertences perdidos por cada cidadão.

Assim como Patativa,
venho falar dessa gente,

que trabalha feito um doente,
e no fim do dia tá tudo contente.

Sem estudo e sem leitura,

Se sente alegre e feliz, 
Sem saber que no seu próprio país ocorre a maior corrupção da terra,
Sem sabê se existe guerra, sem saber da violência.

Gente sem malícia, 
que só tem pureza no coração.
CABÔCO que, nesta vida, 
nunca lhe falte comida, 
paz, honra e plantação.

E assim, pelejando tanto,
sem ter inveja de seu vizinho,
goza a vida despreocupado


Mas, por infelicidade

sofre da desigualdade, apenas por ser um nordestino no meio da nobre humanidade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Trabalhador da cultura deve se cadastrar a partir de segunda para receber verba emergencial da Lei Aldir Blanc

  Por G1 PE A partir de segunda-feira (14), profissionais da cultura de Pernambuco podem se cadastrar para receber a Renda Básica Emergencial  prevista pela Lei Aldir Blanc , que regulamenta ações destinadas ao setor cultural durante a pandemia do  novo coronavírus   (veja vídeo acima) . Ao todo, foram destinados R$ 74 milhões para a renda de emergência e outros R$ 69 milhões a serem repassados pelas prefeituras a espaços culturais, coletivos e empresas que tiveram as atividades suspendas na pandemia. Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus Coronavírus: confira perguntas e respostas O cadastro pode ser feito  pela internet , até o dia 14 de outubro. De acordo com o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, deverão ser beneficiadas 16 mil pessoas, com R$ 600 mensais por, ao menos, três meses. Não têm direito à renda emergencial as pessoas que já foram contempladas pelo Auxílio Emergencial do g...