Pular para o conteúdo principal

CAJU E CASTANHA CRIANÇAS - TV BRASIL



Trecho do documentário "Nordeste: Cordel, Repente E Canção (produção de Tânia Quaresma, 1975)" onde mostra uma apresentação dos repentistas Caju & Castanha ainda crianças. Este vídeo tem apenas a intenção de divulgação dos artistas e mostrar umas das artes do nordeste: o Repente.

Em 1975 era lançado o filme e o disco de Tânia Quaresma NORDESTE -- CORDEL, REPENTE E CANÇÃO com participação de vários artistas nordestinos como o rabequeiro cearense CEGO OLIVEIRA e o então desconhecido roqueiro ZÉ RAMALHO DA PARAÍBA (que interpretava Zé Limeira, o poeta do absurdo). A partir do lançamento desta Coletânea de cordéis e repentes com vários poetas populares lançada pela Tapecar, considerado um ítem raro entre colecionadores, o romanceiro popular nordestino passou a influenciar a carreira de muitos artistas, dentre eles o próprio ZÉ RAMALHO. Faixas do disco já foram reaproveitadas em trabalhos de Alceu Valença, Lenine, Alcimar Monteiro, Adauto Oliveira e muitos outros. 

Leia a seguir trechos da apresentação elaborada por TÂNIA QUARESMA: 

"É difícil resumir em poucas laudas o que foi ouvido e vivido no nordeste, durante a preparação deste disco - um tempo enorme de emoções e trabalho. De quinze horas de gravação, selecionamos 40 minutos de música do povo. 
Este Lp traz para o nosso mundo urbano, vasto mundo do povo sertanejo os versos de zé limeira(poeta do absurdo) revividos na voz de zé ramalho, a aboliçãoda escravatura recontada em improviso de josé pedro pontual, a "canonização" do lendário padre cícero, a chegada de lampião ao céu, toadas de vaquejada. 
O trabalho aqui apresentado foi a primeira etapa de um trabalho de pesquisa que se completará com o filme sobre "literatura de cordel". Achar e entender o simples foi difícil. Mais complicado ainda foi dominar os impulsos de enfeitá-lo. A tentativa foi feita e o resultado está aí." 
(Tânia Quaresma, diretora do filme Nordeste : cordel, repente e canção, 1975)


Youtube: Canal CARLOUS MOURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE