Pular para o conteúdo principal

Qual a importância do debate?


Para início de conversa, a situação de nossa sociedade hoje, expressa o quão prejudicial é para uma nação se importar tão pouco por política, quando falo isso, não é sobre apenas a política  partidária, mas sim aquela que Aristóteles dizia ser "vida", política pura.
Essa história de que isso não se discute, é uma colocação bastante equivocada. Política se discute sim, como saberemos escolher o que é melhor para um grupo, sem discutir as ideias que se fazem necessárias para que se tenha uma sociedade próspera, eficaz, respeitosa e harmoniosa?
Apenas com debates e discussões, saberemos que projetos escolher. É assim em qualquer âmbito social, um julgamento, é um debate, uma reunião de CEOs é um debate.
Debater faz parte de um processo complexo para se chegar à um denominador comum, é um produto da democracia.
Não podemos nos enganar, conversando apenas com os que concordam conosco, ficamos estagnados nas mesmas ideias, temos que procurar sempre mais, isso inclui ouvir e analisar ideias diferentes das nossas.
Portanto, você se considera democrático? Então defenda o debate, defenda a política social, não há nada mais democrático que isso.

(Autor: Geraldo Ramalho)

Comentários

  1. Texto muito pertinente e importante. Realmente precisamos entender a relevância do debate para a construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e democrática. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARICATURA DO DIA: BRAULIO BESSA

Está aí a minha referência, tinha que colocar a caricatura desse poeta danado. Sem demagogia e burocracia, faço propaganda grátis de um blog, até então desconhecido por mim, mas com trabalho muito arretado!  Na imagem: grande poeta nordestino que representa tão bem nossa região, não só no país mas em todo mundo, este é o poeta do meu coração. Para quem não conhece, PRAZER BRÁULIO BESSA! Canal no YOUTUBE FACEBOOK PESSOAL Caricatura retirada do blog: caricateixeira.blogspot.com.br

Linha do tempo da história de racismo no Brasil

Foto por:  CUT Brasília 1837 - Primeira lei de educação: negros não podem ir à escola 1850 - Lei das terras: negros não podem ser proprietários 1871 - Lei do Ventre Livre - liberdade nenhuma 1885 - Lei do Sexagenário - quem sobrevivia para ficar livre? Os negros viviam, em média, até os 40 anos. 1888 - Abolição (foram 388 anos de escravidão) 1890 - Lei dos vadios e capoeiras - os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? Você sabe a cor predominante nos presídios hoje? 1968 - Lei do Boi: 1.ª lei de cotas! Não, não foi pra negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga nas escolas técnicas e nas universidades. 1988 - Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos para ter uma constituição que dissesse que racismo é crime! Na maioria das ocorrências se minimiza o racismo como injúria racial e nada acontece. 2001 ...

Facigma NOVA PARCEIRA DO BLOG TALENTOS PERNAMBUCANOS

LINK DA PÁGINA OFICIAL DA FACULDADE